Página principal

De PixaHC
Ir para: navegação, pesquisa

Este é o Pixa Hacker Clube (com um “x” como em “pixel”), uma associação de pessoas sem fins lucrativos para "botar a mão na massa" em projetos de software, hardware e qualquer outra coisa do tipo "faça-você-mesmo".

Temos um manifesto que pode ajudar a entender o que fazemos e para que existimos.

Transformamos parte do nosso Estatuto em um diagrama que facilita o entendimento de como é o funcionamento.

Veja a página de projetos do nosso Hacker Clube e a lista com os associados.

Contribuições financeiras

Um clube sobrevive da contribuição dos sócios e de doadores com boas-intenções. Veja como transferir dinheiro para o PixaHC e ajudar na manutenção do clube!

O que é um Hacker Clube

Um hackerspace, também conhecido como hacklab, é um laboratório comunitário que segue a Ética Hacker, tendo espírito agregador, convergente e inspirador. No hackerspace, hackers compartilham o espaço físico, ferramentas, materiais de construção, projetos e ideias. O hackerspace tem como objetivos a socialização, educação, pesquisa e a prática da ciência, tecnologia, arte digital e eletrônica de forma colaborativa. Neste espaço pessoas de diversas áreas podem participar, exercitar, aprender e/ou ensinar a prática do hack, no sentido nobre e original da palavra, não só aplicado ao hardware, software, firmware e na integração de elementos digitais, como também em projetos de marcenaria, estruturas, objetos de arte, equipamentos e montagens, transcendendo os limites da criação tradicional ou simplesmente a compreendendo melhor. A decisão por fundar um hackerspace no Espírito Santo veio não somente do interesse direto na proposta, mas também por acreditarmos que este tipo de laboratório tenha grande potencial de catalização e de transformação da sociedade, que dessa forma muitas oportunidades de evolução tecnológica e de interação social serão oferecidas neste espaço tanto para os membros quanto para a comunidade. Ademais, um hackerspace faz­se importante pelo simples significado de sua existência em nossa região, sendo um marco para um coletivo de entusiastas da ciência e da tecnologia aplicadas à criatividade, à criação, à música, à eletrônica, à computação, à arte, dentre outras possibilidades não citadas aqui, digitais ou não.


Endereços nas redes

Eventos

Reuniões